O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso. Somente serão aceitos para análise textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por pesquisadores com titulação mínima de Mestre. Os trabalhos de autores Especialistas somente serão analisados se indicarem a coautoria com pelo menos um Mestre ou Doutor. A submissão deverá ser original e inédita, e o autor deve declarar que não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

A submissão e a publicação de trabalhos são gratuitas.

São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;

Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;

Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;

Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas relevantes na área de Ciências Exatas e Tecnologia;

Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área de Ciências Exatas e Tecnologia;

Resenhas: de obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, relacionadas à área Ciências Exatas e Tecnologia nacional ou estrangeira;

Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;

Análise de Imagens e Projetos: Exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras, etc e de projetos na área de Ciências Exatas e Tecnologia.

Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais e profissionais na área de Ciências Exatas e Tecnologia.

Conferências e Eventos: Apresentação e análise crítica de conferências e eventos realizados na área de Ciências Exatas e Tecnologia.

Análise de Contexto: Análise Crítica do contexto (social, profissional, econômico) com ênfase na área de Ciências Exatas e Tecnologia.

As matérias devem ser enviadas online, em formato Microsoft Word, conforme as instruções de envio, seguindo passos para Submissões. O arquivo deverá garantir o anonimato dos autores.

A extensão do texto, com exceção de entrevistas e resenhas, deve ser de 05-20 páginas ou 48.000 caracteres com espaço, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5. O recuo para o início de cada parágrafo deverá ser de 2,5 cm da margem. A submissão deverá conter: título em português, título em inglês e no idioma original do texto; resumo; palavras-chave; abstract, keywords, resumo e palavras-chave no idioma original do texto; sendo desejável também a inclusão de Título/Resumo/Palavras-chave em espanhol; o corpo do texto contendo introdução, itens de desenvolvimento,  considerações finais e listagem das referências por ordem alfabética de sobrenome dos autores.

Ilustrações (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros) devem ser apresentadas no próprio corpo do texto. Todas as ilustrações e tabelas devem ter a devida numeração e acompanhada de legenda (quando necessária) e indicação de fonte (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A nomenclatura para este tipo de material deve ser em maiúsculo e negrito  com a numeração progressiva separando-se por hífen e seguida por seu respectivo título. Exemplos: FIGURA 1 – Símbolo internacional de pessoas com surdezGRÁFICO 1 – Tipos de instituições. No corpo do texto deve apresentar conforme exemplos: “a sutileza da cor azul (Figura 1).”; “conforme mostra o Gráfico 1”. A responsabilidade de obtenção dos direitos de reprodução (copyright) das imagens cabe exclusivamente aos autores. As devidas autorizações deverão ser enviadas à Editoria da Revista de Ciências Exatas - REVEXATAS UNIPLAN , acompanhadas de uma carta assinada pelo autor na qual se declara responsável pela publicação das imagens.

A folha de rosto (que não será encaminhada aos pareceristas para assegurar o anonimato no processo de avaliação) deverá ser enviada à parte como DOCUMENTO SUPLEMENTAR e conterá:

  1. nome dos autores (na ordem que deverão ser publicados), vínculo institucional, endereço, telefone e e-mail; breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);
  2. resumo (de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho. O texto do resumo, escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa,  deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias;
  3. palavras-chave (até quatro palavras), que representam o conteúdo do artigo;
  4. indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso.

Toda matéria, independentemente da língua adotada, deve vir obrigatoriamente acompanhada de resumos de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres em português e em inglês, sendo desejável também em espanhol. Ao final dos resumos devem ser indicadas, no máximo, quatro palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

Os títulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc., e subtítulos devem ser concisos, virem claramente indicados e devem ser apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

A Revista de Ciências Exatas - REVEXATAS UNIPLAN reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação e fará reformulação da linguagem, se necessária.

As citações devem seguir a ABNT/NBR 10520. Citações até três linhas devem estar entre aspas, com mais de três linhas deve estar com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas.

Exemplo de citação no texto:

Segunso Oliveira (2008) um ambiente totalmente digital é aquele que ...

“É o tipo de pesquisa realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado” (GIL, 2009, p. 27).

As notas de rodapé só devem ser utilizadas, para indicações, observações, aditamentos ao texto, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto. E devem seguir a ABNT/NBR 10520.

Apresentar ao final do texto as referências bibliográficas, sem distinções entre livros, periódicos, documentos e outros. Tais referências devem ser listadas em ordem alfabética, não devem ser utilizada nota de referência e nem utilizar o sistema numérico. As referências seguem a ABNT/NBR 6023, que deverá ser consultada para outros tipos de documentos não exemplificados nas instruções abaixo.

As referências devem ser alinhadas à margem esquerda, com espaçamento simples; separam-se as referências entre si por um espaço simples em branco; e o destaque do título deve ser feito utilizando o recurso tipográfico itálico.

1 Autor

Indicar os autores pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do prenome e demais sobrenomes por extenso; quando houver mais de um autor, serão separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.

Exemplos:

  1. 1 autor:

ALEGRETE, Wilson Silva. [...]

  1. 2 autores:

GERODETTI, João Emílio; OLIVEIRA FILHO, Jorge Coelho de. [...]

  1. 3 autores:

BORGES JÚNIOR, Matheus de ; DURAND, Sérgio; SILVA, Eliane Souza de. [...]

  1. Mais de 3 autores:

CASTRO, Ihorana Alves, et al.

2 Autor entidade

BRASIL. Ministério da Justiça. Diagnóstico do Poder Judiciário. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2013.

3 Artigo de Periódico

SALARELLI, Alberto. Para além da falha digital: as duas perspectivas da bibliografia. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, p. 7-20, jul. 2017.

OBS: o nome do periódico que fica com o destaquem em itálico

4 Livro

FAIZ, Omar; BLACKBURN, Simon; MOFFAT, David. Anatomia básica: guia ilustrado de conceitos fundamentais. Barueri, SP: Manole, 2013. 192 p.

OBS: subtítulos não apresentam itálico

5 Capítulo de livro, com autor diferente para o livro e para o capítulo.

SANTOS, Maristella Barbosa O.; BEHLAU, Mara. Perfil vocal de adolescentes de escolas particulares da cidade de São Bernardo do Campo. In: BEHLAU, Mara; GASPARINI, Gisele (Org.). A voz do especialista. Rio de Janeiro, RJ: Revinter, 2006. p. 183-198.

6 Capítulo de Livro, com mesmo autor para o livro e o capítulo.

HIBBELER, Russell Charles. Carga axial. In: ______ Resistência dos materiais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 85-124.

7 Trabalho publicado em Evento

MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para o ensino de bibliotecas digitais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2004, Campinas. Anais. Campinas: UNICAMP, 2004. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/1033>. Acesso em: 13 set. 2018.

8 Tese (doutorado), dissertação (mestrado) ou trabalho acadêmico

DOURADO, Alessandra Braga. Análise do perfil corpóreo de colaboradores em unidades de alimentação e nutrição: uma revisão. 2016. 29 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal-UNIPLAN, Brasília, 2015. 

9 Internet (documento eletrônico)

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Biblioteca digital do BNDES. Base de dados. Disponível em: <https://www.doabooks.org>. Acesso em: 13 set. 2018.

Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023/2002.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.