Foco e Escopo

A Revista de Ciências Humanas - REVHUMANAS UNIPLAN é um periódico científico eletrônico do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). Tem como missão a contribuição para o desenvolvimento do conhecimento científico e sua propagação. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas, relatos de experiências relevantes, estudos de casos, análise de material didático, análise de imagens, conferências, análise de contexto (social, econômico, profissional)  sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional,  bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área de ciências humanas, sobretudo nos campos da Educação, Psicologia, Licenciatura em Educação Física, Letras, Serviço Social e Pedagogia. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas. Os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.

Processo de Avaliação pelos Pares

As produções devem apresentar uma discussão aprofundada, sobre um tema que faça parte do escopo da Revista. Os trabalhos devem possuir uma clara identificação das contribuições para o avanço do conhecimento científico e tecnológico sobre o assunto, e demonstrar que estão embasados em sólida fundamentação teórica e procedimentos metodológicos sistematizados no método científico de construção do conhecimento. 

São apreciados neste periódico, artigos, ensaios, debates, entrevistas, depoimentos, resenhas, relatos de experiências relevantes, estudos de casos, análise de material didático, análise de imagens, resumo de conferências, análise de contexto (social, econômico, profissional) que se caracterizem como contribuição científica, apresentem discussão sobre o tema, e não meramente uma descrição sobre o trabalho desenvolvido, e que descrevam os procedimentos metodológicos adotados.

Para garantir um padrão no processo de avaliação, os trabalhos submetidos serão examinados com relação à estrutura (organização dos tópicos), a qualidade da redação do texto (clareza do texto, qualidade ortográfica e gramatical), a qualidade técnica e científica do trabalho (conceitos abordados, profundidade dos conteúdos), a relevância do tema (importância do assunto para área), a originalidade do assunto (inovação proposta), e a consistência dos resultados e informações apresentadas.

Todos os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial. Os trabalhos são submetidos ao conselho editorial composto por mestres e doutores, que após análise e verificação dos padrões editoriais emite pareceres indicando:

  1. aceitação total matéria para publicação;
  2. reapresentação com a revisão das partes assinaladas pelos pareceristas;
  3. não aceitação da matéria.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO CEGA POR PARES

  • As submissões são realizadas on-line e devem obedecer aos critérios estabelecidos em Diretrizes para Autores
  • Após a postagem do texto o autor recebe uma comunicação acusando o recebimento do mesmo.
  • A editoria da Revista avalia a conformidade da submissão e indica os dois parecistas ad-hoc.
  • A editoria da Revista disponibiliza o texto para os avaliadores e acompanha os prazos de devolutiva.
  • As considerações dos avaliadores sobre necessidades de adequações são mediadas pelo Conselho Editorial, garantindo-se o anonimato dos autores.
  • Os pareceres dos avaliadores são submetidos ao Conselho Editorial que Emite o parecer final e encaminha para a editoria da Revista.
  • A editoria da Revista recebe o parecer do Conselho Editorial, comunica os interessados e prepara a publicação, conforme seu planejamento.

DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO

Os avaliadores recebem o seguinte roteiro da Revista com indicação dos quesitos a serem considerados para a análise do texto. Em cada quesito pode ser assinalado: excelente, muito bom, bom, regular, insuficiente.
1- Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;
2- Aborda a relação entre saberes e práticas e apresentar potencial para servir de base a novos  estudos e investigações;
3- Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na agurmentação;
4- Interlocução com a produção da área;
5- Originalidade na contribuição para a área;
6- Redação;
7- Adequação do formato do texto às normas da revista e da ABNT;
8- Recomendação (Aceitar, Correções obrigatórias, Submeter para nova avaliação, Enviar para outra Revista, Rejeitar, Ver comentários)
9- Comentários e sugestões para os autores;
10-Comentários e sugestões para os editores.

São necessários dois pareceres favoráveis para a aceitação da pubilicação. Em caso de empate nas avaliações, a Editoria poderá designar um terceiro parecer, para avaliação complementar. Os textos poderão ser modificados, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação de acordo com o padrão editorial da revista.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, em formato PDF, o que proporciona maior democratização do conhecimento.

Condições gerais para submissão

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Os autores devem obsevar os seguintes requisitos básicos:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • AS URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Declaração de Direito Autoral

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.