O TRABALHO INFANTIL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE ESTRUTURAL – DF

  • Jedson Nelio da Rocha Barros
  • Cristina Célia Rocha de Macêdo
Palavras-chave: Trabalho Infantil. Aprendizagem. Escola Pública. Projeto Interventivo

Resumo

Este trabalho refere-se a um projeto interventivo numa escola pública da Cidade Estrutural, no Distrito Federal. O objetivo geral deste trabalho foi verificar as consequências do trabalho infantil na aprendizagem dos alunos. Como objetivo específico, compreender os avanços pedagógicos que esses alunos tiveram após a intervenção. Este trabalho foi realizado por meio de um levantamento de dados e informações de revisão bibliográfica, em visitas a sítios eletrônicos governamentais e de plataformas de artigo científicos, além de livros. Optou-se pela abordagem qualitativa sendo realizada uma ação interventiva, com a supervisão do departamento de Pedagogia da Faculdade UNIPLAN, em uma escola na cidade da Estrutural, no Distrito Federal. O projeto interventivo identificou evidências da existência de estudantes, na fase da infância, inseridos no trabalho infantil, e buscou verificar os impactos desta prática na aprendizagem dos alunos. O citado projeto interventivo, como extensão universitária, na vertente de alfabetização e letramento, objetivou melhorar o entendimento desses alunos no letramento e na leitura. Foi mediado por estudantes da faculdade UNIPLAN em parceria com a citada escola, para que este processo se iniciasse. Participaram do referido processo, vinte e dois alunos do terceiro e quarto semestre de Pedagogia. Com esta participação pode-se obter resultados e ganhos na aprendizagem por que unimos a teoria obtida nas aulas, e colocamos em prática a nossa vontade pedagógica. No decorrer das aulas, sobre profissões, surgiu, incidentalmente, evidência de trabalho infantil durante o relato de duas crianças. Por isto este trabalho acadêmico se justifica, em virtude desta prática secular que ainda mancha a cidadania nacional. Assim, em decorrência da minha própria vivência então surgiu o interesse pela pesquisa. O trabalho desenvolvido no projeto interventivo proporcionou para as crianças da referida escola aprendizagens importantes para a melhoria da leitura e do letramento, por meio de atividades didático-pedagógicas diferenciadas, em comparação com aulas meramente expositivas, visando, assim, melhorar a aprendizagem. Palavras-chave: Trabalho Infantil. Aprendizagem. Escola Pública. Projeto Interventivo.

Publicado
2019-06-10