AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO RESPIRADOR ORAL EM SEU DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

  • OYAMI DA SILVA PEREIRA
  • TARCYESIO DE SOUSA SÁ
  • THAYNÁ MARTINS FERREIRA
Palavras-chave: Respiração oral, Distúrbios respiratórios, Sistema respiratório, Fonoterapia e Dificuldades escolares.

Resumo

A respiração oral é uma alteração funcional caracterizada pelo uso da cavidade oral na respiração e o desuso da cavidade nasal, pode ser classificada em orgânica ou funcional, de acordo com a presença ou não de uma causa obstrutiva que justifique este padrão respiratório. Este estudo tem por objetivo descrever os aspectos gerais da respiração oral, caracterizando a patologia, e descrever a relação entre o respirador oral e suas dificuldades no desenvolvimento escolar, apontando de que maneira essa patologia interfere na qualidade de vida do mesmo, relatando o papel do fonoaudiólogo na assistência prestada a esses pacientes. A metodologia utilizava foi a revisão da literatura, uma vez que ela contribui para o processo de sistematização e análise de resultados, onde foi feita uma busca de dados em revistas e sites online. Conclui-se que a capacidade de atenção e de concentração dos respiradores orais é inferior à da população que não sofre com a patologia; já em relação às dificuldades escolares nos respiradores orais, estas podem se diferenciar quanto à sua causa principal, pois há autores que consideram que as possíveis falhas estejam na atenção e concentração, outros que as falhas estejam nos processos da memória.

Palavra-Chave: Respiração oral, Distúrbios respiratórios, Sistema respiratório, Fonoterapia e Dificuldades escolares.

Publicado
2019-06-05